(49) 99110.6868 (49) 3433.2900

Dúvidas

Segue abaixo algumas dúvidas que as pessoas encontram antes da coleta para realização de exames laboratoriais. Se você tiver algumas dúvidas que não tenha encontrado a resposta aqui, entre em contato pelo telefone (49) 3433-2900 e teremos prazer em esclarecê-las.

1
A urina deve ser coletada apenas no laboratório?

Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Nos demais exames pode ser colhida em casa, desde que colhida em frasco apropriado e a entrega da urina no laboratório deve ser feita no máximo 2 horas após a coleta.

2
A coleta deve ser sempre da "primeira urina da manhã”?

Somente se for indicação do seu médico. O importante é que a urina seja coletada após permanecer duas horas sem urinar.

3
A alimentação causa interferência nos resultados de colesterol e triglicérides?

Sim, principalmente no de triglicérides. Pessoas com níveis elevados de triglicérides poderão ter um resultado falsamente baixo, se ingerirem uma dieta rígida nos dias anteriores. E uma pessoa com triglicérides normais, ao ingerir uma dieta calórica no dia anterior à coleta, apresentará um resultado falsamente alto. Portanto deve-se manter a dieta habitual, aquela que você costumar comer no seu dia a dia, nos 5 dias que antecedem os exames. Além disso, é fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

4
Atividade física atrapalha os exames de laboratório?

Em alguns exames, como na glicemia, a atividade física intensa causa interferência nos resultados. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições que os médicos chamam de condições basais. Exames realizados após esforços físicos terão valores diferentes dos realizados em condições normais.

5
Bebida alcoólica provoca alteração nos resultados de exames?

Sim, a ingestão de qualquer bebida alcoólica no dia anterior da coleta é suficiente para elevar os níveis de triglicérides, por exemplo. O álcool também altera muitos outros exames, portanto é recomendado que se evite bebida alcoólica por pelo menos três dias antes da coleta dos exames.

coleta de sangue
Não ingerir nenhum alimento ou líquido que não seja água, 12 horas antes de comparecer ao laboratório; Evite bebidas alcoólicas 48 horas antes da coleta; Não pratique exercícios físicos antes da coleta; Procure manter dieta normal até 72 horas antes da coleta; Evitar refeições pesadas (feijoada, churrasco, etc) no almoço do dia anterior à coleta de sangue. refeição.
coleta de urina
Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. Armazene toda a urina colhida em recipiente descartável ou garrafas vazias de água mineral. Não usar outra embalagem. Se a quantidade de urina for maior do que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários), para conter todo o volume de 24 horas. Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera. Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual. Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador. OBS: Para alguns exames o frasco fornecido pelo Laboratório, deverá conter um líquido, cuja função é de conservar a urina, não devendo, portanto ser desprezado.
coleta de fezes
Coletar as fezes em frasco fornecido pelo laboratório; A quantidade necessária de fezes é apenas duas pazinhas; Quando solicitadas 3 amostras, coletar uma por dia, de preferência em dias alternados; Se o material não for enviado ao laboratório no mesmo dia, manter em refrigeração.
coleta de espermograma
O paciente não deverá ter nenhuma ejaculação durante o período de 3 (três) a 5 (cinco) dias; A coleta do material somente pode ser realizada no laboratório em frasco apropriado que será entregue no laboratório; Urinar antes de colher o esperma; A coleta somente pode ser feita por masturbação e todo o volume ejaculado deve ser colocado no frasco fornecido; No dia da coleta preencher o questionário que será entregue pela atendente.
Rua Coronel Santos Marinho nº190
Edifício São Lucas, Sala 103
Xanxerê - SC
49 3433.4547
Rua Celestino do Nascimento, 418
João Batista Tonial
Xanxerê - SC
49 3433.2900
(c) Laboratório Xanxerê. Desenvolvido por aleto.