(49) 99110.6868 (49) 3433.2900

Notícias

Detecção Precoce do Câncer de Próstata

06 de Novembro de 2018

Para alguns tipos de câncer, o rastreamento pode diagnosticar o câncer em um estágio inicial, quando é mais fácil de ser tratado.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado antes de quaisquer sintomas apenas pela quantidade do antígeno prostático específico (PSA) no sangue do homem. Outra maneira de diagnosticar o câncer de próstata é o exame de toque retal, no qual o médico introduz um dedo, com luva lubrificada no reto do paciente para sentir a glândula prostática.

Se os resultados de um desses testes forem anormais, é feito um teste adicional para verificar se o homem tem câncer. Se o câncer de próstata for encontrado, provavelmente estará em um estágio inicial para ser tratado mais efetivamente do que se não fosse feito o rastreamento.

Não há dúvida de que o rastreamento pode ajudar a diagnosticar muitos cânceres de próstata precocemente.

A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng /mL) de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Entretanto, um nível abaixo desse valor não significa que o câncer não esteja presente. Cerca de 15% dos homens com PSA abaixo de 4 ng/ml são diagnosticados com câncer de próstata na biópsia.

Os homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance em 4 de ter a doença. Se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Se o nível do PSA de um paciente é elevado, o médico pode sugerir a repetição do exame após um determinado intervalo de tempo ou a realização de uma biópsia da próstata para fechar o diagnóstico. Nem todos os médicos concordam com o mesmo ponto de corte do PSA para sugerir uma biópsia, alguns sugerem a realização de biopsia se o PSA é ≥ 4, enquanto outros podem recomendá-la a partir de ≥ 2,5. Outros fatores, como idade, raça e histórico familiar do paciente, também são considerados.

O PSA também pode ser útil após o diagnóstico do câncer de próstata:


Rua Dr. Victor Konder, 982
Edifício Grand Palazzo, Centro
Xanxerê - SC
49 3433.2900
Rua Celestino do Nascimento, 418
João Batista Tonial
Xanxerê - SC
49 3433.4547
(c) Laboratório Xanxerê. Desenvolvido por aleto.