Existem três tipos de exames laboratoriais que podem detectar o vírus da Covid-19.
O Laboratório Xanxerê vai ajudar você a entender cada um deles, para que você tenha maior segurança e assertividade quando for realizar seu teste.
RT-PCR
RT-PCR é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 a amostra analisada é obtida por meio de coleta de secreção nasofaringe.
A coleta pode ser feita a partir do 3º dia do início dos sintomas e até o 7º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.
Sorologia
A sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.
Para que o teste tenha maior sensibilidade, a realização é recomendada em pelo menos 14 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus.
Teste rápido – Pesquisa de Antígeno
A pesquisa de antígeno é realizada pela metodologia de imunocromatografia (teste rápido) através de uma coleta de secreção nasal. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia do início dos sintomas e até o 7º dia.
A vantagem deste teste é a obtenção de resultado rápido para a decisão da conduta sendo que o diagnóstico precoce é essencial para o controle eficaz em larga escala da transmissão da COVID-19.